sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Diário de Bordo - Lima/Peru (Parte 4)

Sei que estou em dívida com vocês. Mas agora vou tentar escrever tudo o que aconteceu com mais rapidez para terminar.


Terceiro dia (06/07/2009)



Tiramos um tempo pela manhã para orar e contar como foi e está tudo até aqui. Cada um contou as dificuldades e os milagres que DEUS fez para cada um conseguir estar aqui. Foi bom ouvir sobre cada um. Não fui o único a entrar em pânico... rsssssss Cantamos um pouco também. Como quem ia nos buscar estava muito atrasado, resolvemos treinar um pouco em uma praça próxima. Tinha alguns garotos jogando futebol e garotas jogando vôlei. E uma escola veio ensaiar na praça para os desfiles da independência do Peru (28 de julho). Fiquei eufórico vendo as garotas uniformizadas com saia xadrez, bem estilo Sailor Moon ou RBD. Tirei foto e filmei o ensaio. Jogamos futebol (eu não) e vôlei com o pessoal. Perdemos no futebol... Imagina a alegria deles. rssssss Peruanos ganhando de brasileiros no futebol! Demonstrando DEUS através do esporte. Pela tarde fizemos nosso primeiro evangelismo de rua! Numa quadra ao lado do Batalhão Ciudad de Campo. O engraçado é que já estamos no pique. Como se fosse nossa rotina. Quer dizer, agora é. A rotina que escolhemos e que queremos para o resto de nossas vidas. E por incrível que pareça não é rotina rotina. Sempre tem alguma surpresa! Daí fomos para uma favela da comunidade Chipiba. História bem interessante dessas pessoas. Indígenas que vieram do interior com várias promessas do governo. E para variar, ele não cumpriu nenhuma e sem condições de voltar para o interior se viraram como puderam. Foi incrível ver a alegria daquelas crianças vendo a gente chegar. O pessoal zuou de mim, duvidando que eu iria rolar no chão de barro em um dos teatros... Tive que rir deles. Como alguém disse uma vez, alma de artista. Pouco importa o lugar, mas sim o que se faz e principalmente o motivo pelo que se faz. Então, rolei no chão para alegria da criançada. De noite, na igreja do pastor que estava nos acompanhado neste dia. Louvor sob nossa responsabilidade. Foi um culto agradável. E tinha uma velhinha que foi uma graça! Antes do fim, levei um puxão de orelha. Começando pelo Fábio, todo mundo me perguntou por que não estava apresentando capoeira. Silêncio... Vários motivos... Mas decidi que vou apresentar a partir de agora.


Local: praça próxima à Comunidad Cristiana El Refugio (Distrito de Rimac)
Atividade: treino de malabares, futebol e vôlei, testemunho
Público: 25 pessoas

Local: quadra ao lado do Batalhão Ciudad de Campo (Distrito de Rimac)
Atividade: apresentação de capoeira, arte circense e teatro, testemunho e pregação
Público: 70 pessoas (10 crianças e 60 adultos)
Decisões: 12 pessoas

Local: Comunidad Chipiba
Atividade: apresentação de capoeira, arte circense, mágicas e teatro, testemunho e pregação
Público: 105 pessoas (70 crianças e 35 adultos)
Decisões: 70 crianças

Local: Iglesia Cristiana Pentecostal Vida Nueva (Distrito de Rimac)
Atividade: apresentação de capoeira, arte circense e teatro, louvor e testemunho
Público: 26 pessoas

Quarto dia (07/07/2009)


Tivemos um tempo de oração pela manhã, enquanto esperávamos o pastor do dia. O pastor Samuel chegou e fomos para um distrito diferente. Detalhe, o pastor é neto de brasileiros. E o casal de filhos dele parece MUITO com Sandy e Junior!!! Pela manhã, evangelizamos em uma praça, sem som mesmo. Eu vi um rapaz passando com calça de capoeira e olhando pra nós (e os instrumentos) com muito interesse. Fui conversar com ele no meu portunhol xexelento.... rssssss Bom, ele ficou e até jogou capoeira conosco. Pudemos conversar legal com ele. Ah, e eu fiz minha primeira participação na capoeira. Depois de ontem nem tinha como fugir mais também... Depois das apresentações, conversamos com o pessoal. Eu e Non conversamos com um senhor idoso que foi muito simpático. Oramos com ele. Pela tarde apresentamos no estacionamento em frente a um conjunto de lojas. MUITAS crianças!!! Um homem bêbado ficou rondando... Alguns de nós conversou legal com ele. Eu e Ivi conversamos com algumas mulheres e descobrimos que eram cristãs. E costumam assistir a Globo e gostam muito dos programas brasileiros. A emissora que vêem não é a mais sadia, mas enfim... Foi engraçado ir embora dali. As crianças começaram a correr atrás da gente. E a gente fugindo delas... HILÁRIO! Noite, culto na Iglesia El Buen Pastor. Eles mandam muito bem na música! E foi aqui que ouvi pela primeira vez a música que se tornou a minha preferida deste tempo, Tu eres Todopoderoso de Danilo Montero. Algumas crianças que estavam pela tarde foram no culto. O que mais me impressionou nessa igreja é como ela é missionária. Tem bandeiras de muitos países espalhada pela igreja. E frases e versículos interessantes... Mais um dia agradável e com o senso do dever cumprido.



Local: Plaza de Armas La Breña (Distrito de Breña)
Atividade: apresentação de circo, capoeira e Mister Z, pregação
Público: 46 pessoas (11 crianças e 35 adultos)
Decisões: 10 pessoas

Local: Estacionamento de um conjunto de lojas (Distrito de Breña)
Atividade: apresentação de circo, capoeira e Mister Z, pregação
Público: 60 pessoas (30 crianças e 30 adultos)
Decisões: 26 pessoas

Local: Iglesia El Buen Pastor (Distrito de Breña)
Atividade: apresentação de circo, capoeira e teatro, testemunho e pregação
Público: 76 pessoas (16 crianças e 60 adultos)


Quinto dia (08/07/2009)


Hoje, por conta de uma greve dos motoristas, quase não fizemos evangelismo. Temos nos deslocado para os locais de táxi (que é MUITO barato por aqui) e com essa greve talvez ficaria difícil por causa da violência. Na última greve que teve, carros e ônibus foram impossibilitados de saírem e alguns até foram incendiados. A experiência de hoje mexeu muito com todos nós. O pastor ficou questionando DEUS por que justamente no dia dele isso tinha que acontecer. E ele tinha preparado muitas coisas e estava com muita expectativa para este dia. Enfim, DEUS se moveu e nós fomos. E conhecemos um pouco da história dele. Ele largou uma congregação boa pra cuidar dessa que ninguém queria. E tem investido tempo e dinheiro por conta própria, lógico que mediante uma direção clara e especifica de DEUS. O distrito, Puente Piedra, fica muito longe de onde estamos. Umas 3h de carro. E eu achei o local lindo! Ambiente exótico e ‘selvagem’. Então, só começamos os trabalhos pela tarde. E tinha muitas crianças. Foi duro entretê-las e controlá-las até tudo ficar pronto para começar. De noite, na igreja, e praticamente todas as crianças estavam lá. Depois das apresentações, dividimos em grupos e oramos por eles. Voltando a Rimac, o pastor fez questão de pagar nossa janta em um restaurante. Sabe, ele nos tratava como se fossemos o próprio JESUS. Cuidado, amor, carinho, respeito, interesse... Ficamos constrangidos e resolvemos fazer uma vaquinha pra não sermos pesados ao pastor. Ele ficou sem graça e não queria aceitar, mas fomos mais insistentes.... rssssss Ah, foi hoje que eu soube certos detalhes do meu dia da compra da passagem. Ana falou com Jerô da minha dificuldade em comprar a passagem. Ele foi orar e DEUS perguntou pra ele: ‘você quer mesmo que o Aldo vá?’. Jerô: ‘quero sim.’. DEUS: ‘tudo bem.’. E pouco depois, eu ligo com a boa notícia! Podem imaginar como eu fiquei...



Local: Praça de Assentamento de Libertad (Distrito de Puente Piedra)
Atividade: apresentação de circo, capoeira, Mister Z e teatro, testemunho e pregação
Público: 130 pessoas (90 crianças e 40 adultos)
Decisões: 50 pessoas

Local: Iglesia La Verdad es Jesucristo (Distrito de Puente Piedra)
Atividade: apresentação de circo, capoeira, esquetes e teatro, testemunho e pregação
Público: 96 pessoas (81 crianças e 15 adultos)


CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário