quinta-feira, 2 de junho de 2011

Construção ou reforma?

Essa semana observando 3 pedreiros trabalhando aprendi algo muito interessante. Eles reformando uma casa. Na verdade, demolindo para poder reformar. Dois deles quebravam o muro e o outro a escada externa. Fiquei divagando sobre como quero a minha casa enquanto observava o trabalho e esforço deles. Então, o ESPÍRITO SANTO começou a me ensinar... Quando as coisas não começam do jeito certo tem que ser destruídas para fazer corretamente. ‘Você sabe a atitude correta a tomar, mas escolher a errada. E depois para voltar para a certa dá mais trabalho.’

Fiquei pensando principalmente em minha mentalidade sobre DEUS, JESUS e o ESPÍRITO SANTO. O que aprendi desde a infância e o que ELES REALMENTE são. E o óbvio, não há muita semelhança ou concordância entre as duas. Sempre vi DEUS como um juiz implacável pronto para me castigar pelas coisas erradas e terríveis que eu fazia. JESUS era o filho desse juiz, tão exigente quanto o PAI. E o ESPÍRITO SANTO era a voz em minha cabeça que me mostrava quão errado eu era. Como levar uma vida saudável e leve com essa mentalidade? IMPOSSÍVEL!!!

Então ELES mesmos vieram mudando minha mentalidade e visão. Agora estou aprendendo a ver DEUS como pai amoroso e justo. JESUS é meu irmão mais velho que me protege e de vez em quando também me dá uns cascudos (BEM merecidos). E o ESPÍRITO SANTO, como uma mãe, inspira, encoraja e ajuda. Melhor assim, com certeza! Tem sido surpreendente e especial. Mas MUITO difícil porque toda uma estrutura de pensamento que precisa ser demolida, destruída para uma nova ser construída.

O muro, a proteção externa foi relativamente fácil de ir ao chão (uns 40 minutos). Já a escada levou muito mais tempo. Sem falar que os degraus superiores foram mais trabalhosos ainda. As nossas proteções exteriores são até fáceis de serem destruídas. Mas a que estão por dentro são outra história. Os quartos, cômodos, escadas e etc dão muito mais trabalho. Aquilo que os outros vêem até pode ser transformados facilmente, mas o que está dentro não. É difícil, trabalhoso, necessita tempo e esforço. VONTADE!!! Tantos pensamentos, ideologias, desejos, filosofias e paradigmas que precisam ser alinhados com o que DEUS é. E tudo começa com a transformação da mente (Rm 12.2). Afinal, tudo começa e termina na mente (cérebro). Ela determina a vida e quando ela para de funcionar morremos. Qualquer dia vou pensar mais a respeito da função do cérebro e as conclusões que eu chegar dessas divagações eu coloco aqui.... Mas uma coisa eu posso adiantar: a forma como eu penso determina o meu agir diário!

Uma coisa ficou me intrigando... a escada! Sabia que tinha algo ali para ser aprendido. E conversando com Josélia e Mislene sobre tudo isso aprendi algo valioso! Escadas são usadas para nos levar a patamares superiores. Um lugar muito difícil ou até impossível de ser alcançado sem ela. Também dá segurança à subida. Pelo menos uma escada bem construída. Firmeza. E qual a conclusão que chegamos? A escada da nossa vida é a FÉ! Com a fé alcançamos firmemente patamares superiores, dimensões maiores com DEUS e conosco mesmo. INCRÍVEL!!!

Quero falar mais sobre o exterior e o interior... Com exemplos práticos da minha vida! Um deles é o meu cabelo. Sou bem de lua, dependendo da fase deixo o cabelo de um jeito. Às vezes deixo cacheado e vai crescendo conforme vou querendo. Então fica bem grande, black power mesmo. Aí, do nada, vou e rapo o cabelo. Fico carequinha. Ou com ele grande, aliso. Ou faço tranças afro. Enfim, sou de lua. Sempre falam, fica com o cabelo assim, fica com o cabelo assado, seu cabelo é melhor frito... Geralmente, eu ignoro, mas algumas vezes cedo. Odeio quando faço isso... Sinto-me ferido, violado, como se fosse um estupro. Prefiro ser eu mesmo com minhas maluquices, mudanças e fases. Mas em alguns casos, 'manda quem pode e obedece quem tem juízo'. E isso eu tenho bastante! Então, o exterior muda por causa dos outros, mas o interior continua o mesmo. É fácil mudar seu jeito, comportamento, forma de falar para agradar determinado grupo. Ou ser aceito por ele. Mas NÃO é certo! DEUS me aceita com eu sou! Um ser perfeito aceita o outro imperfeito plenamente! E sem tentar mudá-lo. Claro, que a medida que O conheçamos, queremos ficar parecidos com ELE e então mudamos. Mas não é algo IMPOSTO! Então, por que um ser imperfeito não pode aceitar plenamente outro imperfeito?

Parece que falei de um monte de coisa que não tem nada a ver com a outra. Mas se você pensar bem tem sim. Primeiro: reforma ou construção? Construção é sempre melhor! Mas algumas vezes não temos escolha além de demolir tudo e construir novamente. Segundo: exterior ou interior? Penso que a mudança exterior deve ser reflexo da mudança interior e não uma imposição seja de quem for para te enquadrar em um molde ridículo e impróprio! Sim, eu REALMENTE odeio isso! Estou escrevendo isso e transbordando de raiva, lembrando cada vez que fui rejeitado ou discriminado por ser eu mesmo! Enfim... O que importa é que DEUS aceita!!! E ponto!

Um comentário:

  1. " toda uma estrutura de pensamento que precisa ser demolida, destruída para uma nova ser construída." Pura verdade. Reflexão acertada sobre os cômodos da nossa casa espiritual!

    ResponderExcluir